A saúde do homem!

Homens vivem em média 7 anos menos que as mulheres. Sabe por que? Porque o homem não cuida da própria saúde. Cuidar da saúde tornou-se uma questão cultural. Enquanto as mulheres aprendem, desde cedo, que é preciso ir regularmente ao ginecologista, os homens são criados sem esse hábito. Como consequencia sofrem males que poderiam ser evitados caso houvesse atitude preventiva.
Nesse sentido, surgiu o Ambulatório da Saúde do Homem de Paulínia!
Objetiva-se criar uma referência para a população masculina, que terá informações de boa qualidade quanto à prevenção de doenças.
O Ambulatório se localiza no Hospital Municipal de Paulínia e conta com local reservado para atendimento, respeitando a privacidade de cada um.
O atendimento se dá ao homem paulinense, dos 13 anos (após alta do pediatra) até o homem senil. As consultas são agendadas e em todos os pacientes, são coletados dados para avaliação da saúde geral, sendo obtidos informações quanto a hábitos (dietéticos e atividade física) e vícios (tabagismo, etilismo e drogas), bem como a coleta de exames laboratoriais.
Os profissionais garantem uma atenção integrada aos pacientes, sempre com tratamento personalizado e confidencial.
Queremos que você se sinta confortável, para que possamos abordar o seu caso com profissionalismo e encontrar uma solução satisfatória.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Orientações Urológicas Preventivas


• As crianças devem ser avaliadas por um urologista para verificar problemas relacionados à fimose, ao criptoquirdismo (o testículo que não desce da barriga para a bolsa escrotal), entre outros assuntos.
• Todo pré-adolescente deve visitar o urologista para avaliação genital. Essa consulta poderia diagnosticar problemas como tumores nos testículos, comum nessa faixa etária.
• A ingestão abundante de água (de seis a oito copos) ao longo do dia deve ser hábito na prevenção de cálculos renais.
• A visita a um urologista a partir dos 40 anos para quem tem casos na família de câncer de próstata, ajuda no diagnostico precoce da doença. Quem não tem casos na família pode começar o check up anual a partir dos 45 anos.
• Lavar muito bem o pênis com água e sabão após relações sexuais puxando o prepúcio é a prevenção ao câncer de pênis.
• Usar camisinha é uma forma de se prevenir de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).
• A qualquer sinal de disfunção erétil, procure um urologista e não se automedique. A impotência, como é popularmente chamada, pode ser conseqüência de outros problemas como cardiopatias (problemas do coração) e diabetes.
• Depressão, falta de desejo sexual, perda de energia, cansaço podem ser sintomas do Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino (DAEM), conhecida popularmente como Andropausa. Não há prevenção para o problema, mas é importante aos primeiros sinais procurar um urologista para uma avaliação. O DAEM é mais comum em homens a partir dos 60 anos.

Este artigo foi postado em 16 / 03 / 2010 às 11:25 sobe a categoria Orientações Preventivas no site www.sbu.org.br

2 comentários:

  1. Boa Tarde senhores(as)
    Um assunto que verdadeiramente precisa ser discutido, ser divulgado, ser analisado e posto em exercício por nossos governantes. E vejo isso acontecer de maneira brilhante pela prefeitura municipal de Paulínia por intermédio do setor de Urologia sendo coordenado por profissionais capacitados. Parabéns a todos que estão a frente desse programa, que este seja fortalecido e difundido nas esferas Estaduais e Federal.

    ResponderExcluir
  2. A preocupação com a saúde do homem é muito importante a nível preventivo. Gostaria de parabenizar a equipe toda, incluindo a senhora Magali que nos atende com muito carinho e dedicação.
    Parabéns por esse iniciativa e que vocês continuem sempre lutando contra o preconceito do exame de próstata.

    Celeste Maria

    ResponderExcluir